Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, analisou, esta quarta-feira, com homólogo do Ghana, Nana Akufo-Addo, o reforço da cooperação entre os dois países.
Os dois estadista encontram-se em Nova Iorque, EUA, onde participam na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Angola e o Ghana, que partilham uma história comum na luta pelas independências nacionais, rubricaram os primeiros instrumentos jurídicos e de cooperação em 1976.
As visitas do Presidente da República, João Lourenço, ao Ghana, em Agosto de 2021, e do homólogo ghanês, Nana Akoufo-Addo, a Angola, em 2019, demonstram o interesse dos países em aprofundar e alargar, ao mais alto nível, os laços de amizade.
Em Fevereiro deste ano, Angola e Ghana assinaram, em Luanda, nove memorandos de entendimento, no quadro do alargamento da relações bilateral.
Os instrumentos jurídicos, rubricados durante a VI Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Ghana, prendem-se aos sectores dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Cultura e Arte, Turismo, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Exportação e Importação, e Intercâmbio de Difusão Televisiva e Radiofónica
Empresários Norte-americanos
No cumprimento da agenda do terceiro dia de trabalho em Nova Iorque, João Lourenço, recebeu também esta quarta-feira a presidente do Internacional Crisis Group, Confort Ero.
O International Crisis Group é uma organização independente que trabalha para prevenir guerras e moldar políticas para construção de um mundo mais pacífico.
Noutra audiência, foi recebido Borge Brende, Presidente do Fórum Económico Mundial.
O Fórum Econômico Mundial é a Organização Internacional para Cooperação Público-Privada.
Fornece uma plataforma global, imparcial e sem fins lucrativos para conexão significativa entre as partes interessadas para estabelecer confiança e construir iniciativas para cooperação e progresso.
Seguiu-se a audiência com Florizelle Lizer, Presidente da Corporate Council on África (CCA).
Esta entidade americana promoverá em meados do próximo ano em Angola o Fórum de Negócios EUA-África.
O último encontro do género teve lugar este ano na cidade americana de Dallas, Texas, e contou com a participação do Chefe de Estado, João Lourenço.
Também foi recebido hoje Amos Hochstein, conselheiro do Presidente norte-americano para Infra-Estruturas.ART