Paris (Dos enviados especiais) – O Presidente João Lourenço terminou sexta-feira a sua visita de Estado a França com novas audiências concedidas a diversas personalidades do mundo empresarial e da diplomacia internacional, com destaque para a secretária-geral da Francofonia.
Em audiências separadas, João Lourenço recebeu a diplomata rwandesa Louise Mushkiwabo, actual secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), e o empresário Patrick Pouyanné, presidente director-geral da multinacional francesa TotalEnergies.
A multinacional francesa está presente há décadas, em Angola, na área do petróleo, produzindo e gerindo uma vasta rede de bombas de abastecimento de combustível no país.
Foram igualmente recebidos, no final da tarde desta sexta-feira, o vice-presidente da Alstom, Philippe Delleur, e o vice- presidente executivo do Grupo Bouygues, Cristophe Petit.
Esta última faz parte das muitas empresas gaulesas fortemente interessadas pelo mercado angolano à semelhança da Alstom, outra multinacional francesa que actua no sector dos transportes, principalmente ferroviário.
No período da manhã, o Presidente João Lourenço concedeu igualmente audiências separadas a quatro outras entidades empresariais francesas e ao comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Josef Sikela, à margem do Fórum Económico Angola-França.
As audiências foram concedidas na sequência de parcerias estabelecidas com empresas e outras instituições angolanas do sector público para realizar vários projectos de desenvolvimento em Angola, incluindo o Grupo Suez.
As outras individualidades recebidas foram o vice-presidente do Conselho Executivo da Airbus para a Área Internacional, Wouter Van Wersch; o presidente da Meteo France International (MFI), Patrick Benichou; e o director-geral da ARQUUS, Emmanuel Levacher.IZ