Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, discursa, esta terça-feira, no debate geral da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que inicia hoje, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA).
A reunião inicia com uma declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre a situação internacional e as actividades realizadas pela organização durante a sessão anterior (de Setembro de 2023 até a este mês).
Segue-se o discurso do presidente da 79ª sessão da Assembleia Geral, Philemon Yang, dos Camarões, eleito em Junho de 2024, prosseguindo com as intervenções dos Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, e continuando com declarações com base na ordem de inscrição dos oradores.
O debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas é a oportunidade para os líderes mundiais apresentarem soluções para desafios globais interligados.
A 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU foi aberta oficialmente no dia 10 deste mês, sendo orientada pelo presidente do órgão, que é coadjuvado por 21 vice-presidentes, igualmente eleitos em Junho último, entre os quais Angola.
O tema escolhido para a presente sessão da Assembleia Geral apela à unidade e solidariedade dos Estados Membros da ONU para trabalharem em conjunto na busca de soluções pragmáticas, com vista a responderem aos inúmeros e complexos desafios e ultrapassarem a difícil e tensa situação política internacional.
O propósito é promover a paz, a prevenção de conflitos, a concórdia, o desenvolvimento sustentável, a prosperidade partilhada e a dignidade humana, sem exclusão.
A semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU iniciou domingo com a Cimeira do Futuro, que aprovou um Pacto para o Futuro, cujo objectivo é “impulsionar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as sociedades inclusivas e justas e o bem comum da humanidade”.
De 84 parágrafos, o pacto é orientado para a acção, com capítulos sobre desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento, paz e segurança internacionais.
É igualmente direccionado para a ciência, tecnologia e inovação e cooperação digital, juventude e gerações futuras e
A Assembleia Geral da ONU (AGNU) é o principal órgão de decisão política da organização, tratando-se de um fórum para a discussão multilateral de todo o espectro de questões internacionais abrangidas pela Carta das Nações Unidas. Os 193 Estados Membros têm voto igual.ART