Abidjan (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta quinta-feira, que veio à Cotê d'Ivoire para corrigir a trajectória negativa da cooperação entre os dois países.
Discursando no jantar oficial oferecido pelo seu homólogo, Alassane Outtara, no quadro da visita que efectua a este país da África Ocidental, disse que esta visita vai relançar e colocar ao nível adequado as relações entre Angola e a Côte d’Ivoire.
Lamentou o facto de, ao longo dos últimos 41 anos, os únicos eventos merecedores de realce nas relações circunscreverem-se à visita de Estado realizada pelo seu antecessor à Côte d’Ivoire, em 1985, e pela participação de Alassane Outtara na cerimónia de posse do Chefe de Estado, em 2017.
"A cooperação entre os nossos países deveria ter seguido um caminho diferente para fazer jus ao espírito que norteou o Acordo Geral de Cooperação assinado, em 1985, mas que não funcionou como seria expectável, de modo a impulsionar o desenvolvimento recíproco", prosseguiu
"Vim à Côte d’Ivoire determinado a trabalhar coordenadamente com Vossa Excelência e com as competentes autoridades ivorienses no sentido de reverter este quadro", vincou o Presidente João Lourenço.
Para o efeito, disse que o objectivo é dar sequência, com a devida regularidade, à realização de Comissões Mistas Bilaterais, cuja primeira sessão "lamentável e incompreensivelmente" só foi realizada em Abril do corrente ano, portanto 39 anos após a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.
Manifestou a sua animação com a perspectiva que se delineou nos trabalhos de hoje e que está reflectida nos 14 instrumentos jurídicos que foram assinados, pois há uma base consistente para se empreenderem acções de modo a intensificar a cooperação com resultados concretos nos sectores da agricultura, da formação de quadros, do comércio.
Apontou também os sectores da saúde, das minas e hidrocarbonetos, do turismo e de vários outros, em cujo âmbito cabe a responsabilidade das partes agir de modo assertivo.
Confraternização
O primeiro dos dois dias da visita de Estado que o Presidente João Lourenço efectua à Cotê d'Ivoire terminou com um jantar em sua honra, oferecido pelo Presidente anfitrião, Alassane Ouattara.
A confraternização à mesa reuniu numerosos convidados da sociedade ivoiriense, entre figuras do Estado, empresários, membros do Corpo Diplomático, entidades religiosas e de outros quadrantes.
Ao som de ritmos locais de música e dança, intercalados com composições angolanas coreografadas pelo Ballet Nacional Ivoiriense, o jantar decorreu por mais de duas horas, num desfile do melhor e mais representativo da gastronomia do país anfitrião. ART