Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, expressou, nesta quinta-feira, apreço pelos progressos alcançados pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) em cinco décadas de independência, que hoje se assinala.
Em mensagem de felicitações, o Chefe de Estado angolano refere que, num curto espaço de tempo, os EAU se tornaram numa referência global de modernidade e de realizações bem-sucedidas no plano económico, social, técnico e tecnológico.
João Lourenço aproveitou a ocasião para manifestar satisfação pelo "alto nível" que alcançaram as relações de cooperação entre os dois países.
"Em virtude do interesse comum expresso nos múltiplos contactos", que os dois Governos vêm mantendo regularmente, o Presidente da República espera pelo aprofundamento da cooperação bilateral.
Na missiva, à Sua Alteza Khalifa Bin Zayd Al Nahyan, o Presidente João Lourenço felicita, em nome do Executivo angolano e no seu próprio, o Povo e o Governo dos Emirados Árabes Unidos pela celebração do quinquagésimo (50º) aniversário do Dia da Independência.
Por último, o Estadista angolano faz votos de boa saúde, bem-estar pessoal e de prosperidade para o Povo dos Emirados Árabes Unidos.
Em Setembro deste ano, os EAU reafirmaram o interesse de aprofundar as relações com Angola, lançando assim as bases para o fortalecimento da cooperação nos sectores da agricultura, pecuária, pescas e indústria transformadora.
Os EAU são uma confederação árabe localizada no Golfo Pérsico, formada por monarquias árabes, cada uma detendo a sua soberania, denominada Emirados.
São sete os Emirados, designadamente Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.
A capital, e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, é Abu Dhabi.