Huambo - O Presidente da República, João Lourenço, destacou nesta quarta-feira, a importância do certificado que a UNESCO outorgou ao Estado angolano, em reconhecimento das valências da cultura nacional de Angola.
O certificado foi entregue ao Chefe de Estado angolano, esta quarta-feira à noite, pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, durante a gala cultural realizada na província do Huambo, em alusão ao 8 de Janeiro, data consagrada ao Dia da Cultura Nacional.
O prémio consiste num certificado de classificação dos “Sona - desenhos e figuras geométricas sobre areia na lista representativa do património cultural material da humanidade”, que representam a cultura dos povos tchokwe, região Leste do país que engloba as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico .
Na ocasião, João Lourenço disse que “o prémio tem a ver com a cultura Tchokwe, mas também com a cultura de todos nós”.
“Estamos a trabalhar juntamente com a UNESCO para que sejam, no futuro breve, reconhecidas outras artes como património material da humanidade, a exemplo do que acontece com a cidade de Mbanza Kongo (província do Zaire). Portanto, este prémio é para todo povo angolano”, exprimiu. AFL