Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR destaca contributo do comandante da MGA

     Política              
  • Luanda • Segunda, 01 Agosto de 2022 | 08h10
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Pedro Parente-Angop

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, nesta segunda-feira, “profunda dor e consternação” pelo falecimento do comandante da Marinha de Guerra Angolana (MGA), general Jorge Manuel dos Santos "Sukissa", ocorrido em Luanda, vítima de doença.

Em nota de condolências a que a ANGOP teve acesso, o também Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas considera o general Sukissa um cidadão abnegado e militar dedicado que, desde muito cedo, se comprometeu com a causa da defesa da independência, soberania e da integridade territorial do país.

João Lourenço sublinha que o general Sukissa “desempenhou diversas funções de comando, direcção e chefia com brio, dedicação e patriotismo invulgar que lhe granjearam o respeito e a admiração da classe castrense e do povo angolano”.

O malogrado, refere a missiva, deixa um legado valioso que deve servir de inspiração para as novas gerações de militares e dos cidadãos, em geral, na perspectiva da disposição para a defesa abnegada do país e da contribuição para a sua estabilidade e desenvolvimento.

“Diante da perda de tão ilustre filho da pátria e nesta hora de luto e dor, o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA inclina-se perante a sua memória e apresenta à  família enlutada e às Forças Armadas Angolanas as mais sentidas condolências”, lê-se no documento.

Percurso militar 

O general Sukissa formou-se na Escola Superior de Inter Armas no Huambo e na Escola Superior de Estratégia de Campo de Batalha, na Académia de Defesa Nacional da China.

Fez o curso superior de Direcção Militar e de Estado-Maior na Académia Militar do Estado-Maior General da Federação da Rússia, com graduação em Ciências Políticas.

Em Angola, fez ainda os cursos de Liderança, Comando do Exército, de Estratégia e Arte Operativa, Comando do Exército e de Línguas faladas: portuguesa, espanhola, francesa e russa. 

Da sua folha de serviço consta que o general Sukissa exerceu os cargos de comandante do Comando Operacional (COP) da Lunda Norte e da Lunda Sul, comandante da 1ª. Região das Tropas de Guarda Fronteira de Angola (TGFA) e de delegado e comandante da Polícia Nacional na província do Huambo.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Morreu a mais velha sobrevivente do Holocausto

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 09h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+