Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, esta sexta-feira, à cidade de Harare, Zimbabwe, onde participa na 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), agendada para sábado.
Na cúpula, o Chefe de Estado angolano vai efectuar a passagem da presidência rotativa do órgão ao homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnagagwa, cumprido o ciclo de um ano à frente dos destinos desta organização, traduzindo-se no ponto mais alto do evento.
A Cimeira, cujo discurso principal será proferido pelo Presidente João Lourenço, é antecedida pela reunião anual da dupla Troika do Órgão e da SADC que vai preparar recomendações a serem submetidas aos chefes de Estado e de Governo da organização.
Outras reuniões preparatórias decorreram ao longo da semana, entre as quais o Conselho de Ministro da SADC, presidida pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, o Comité de Altos Funcionários e o Fórum de Investimento SADC e Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA).
Espera-se que na Cimeira, cujo tema é “Promover a Inovação para Explorar Plenamente as Oportunidades para o Crescimento e Desenvolvimento Económicos Sustentáveis Rumo a uma SADC Industrializada”, os Estados da SADC consigam marcar passos seguros e consistentes para uma integração efectiva e consolidação da Zona de Comércio Livre.
Organização fundada há 44 anos, a SADC é integrada, actualmente, por 16 países que totalizam perto de 340 milhões de habitantes, 10 milhões de quilómetros quadrados de área e um Produto Interno Bruto (PIB) de USD 4.720 per capita.
São Estados-membros a África do Sul, Angola, o Botswana, as Comores, eSwatini, o Lesoto, Madagáscar, o Malawi, as Maurícias, Moçambique, a República Democrática do Congo, a Namíbia, as Seicheles, a Tanzânia, a Zâmbia e o Zimbabwe. ART