Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, depositou esta terça-feira, em Luanda, uma coroa de flores na urna com os restos mortais de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, falecido na capital do país no passado dia 28 de Setembro, aos 99 anos de idade, por doença.
Acompanhado da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado participou da celebração das exéquias, na Paróquia da Sagrada Família, onde desde domingo decorre o velório.
Durante a missa de três horas, dirigida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, foi evocado os feitos do Cardeal que dedicou a maior parte da sua vida em prol do sacerdócio.
Mensagens de instituições religiosas da Igreja Católica do país e do estrangeiro foram lidas na missa em honra de Dom Alexandre Cardeal o Nascimento que, pela sua dimensão nacional e internacional, é considerado um ícone da historia, nacionalista, patriota, cristão convicto, homem culto e amigo dos pobres.
Em seguida, a urna contendo os restos mortais do prelado seguiu para a Arquidiocese de Luanda, onde na tarde desta terça-feira vai acontecer o sepultamento.
Assistiram também a missa a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, membros do Executivo, representantes de igrejas do país e do estrangeiro, dos partidos políticos e fiéis católicos.
O único Cardeal de Angola e o primeiro da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé nasceu na província de Malanje, a 1 de Março de 1925, e estudou nos seminários de Bângalas, de Malanje e de Luanda.
Em 1948, foi enviado para a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o bacharelado em Filosofia e a licenciatura em Teologia, sendo ordenado Padre a 20 de Dezembro de 1952.
Enquanto padre, tornou-se professor de Teologia Dogmática do Seminário Maior Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, e redactor-chefe do Jornal Católico "O Apostolado", entre 1953 e 1956. Exerceu a função de Pregador da Sé Catedral, de 1956 a 1961.
A 03 de Fevereiro de 1977, foi promovido a Arcebispo Metropolitano do Lubango e administrador apostólico "ad nutum Sancta Sedis" da Diocese de Ondjiva.
A 05 de Janeiro de 1983 foi anunciada a sua criação como Cardeal, pelo Papa João Paulo II. Na sequência, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento foi transferido para a Arquidiocese de Luanda, a 16 de Fevereiro de 1986, tendo dirigido esta região até 23 de Janeiro de 2001.
Foi, também, presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, entre 1990 e 1997, e a 5 de Junho de 2015 ingressou na Ordem dos Pregadores.
Ao longo da sua carreira foi reconhecido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, entregue na Embaixada Portuguesa, em Luanda, a 19 de Julho de 2010, e tem doutoramento Honoris Causa pela Universidade Católica de Angola (2019). AFL/VIC