Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, defendeu esta sexta-feira, em Luanda, que o mundo deve continuar a criar as condições favoráveis à participação activa da mulher em todos os domínios da vida, nomeadamente, familiar, social, político, empresarial, cultural e desportivo.
De acordo com uma mensagem, em saudação ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, apesar do empoderamento feminino ser uma realidade a mulher ainda é alvo de preconceitos que as tentam diminuir, daí a necessidade de exigir e a afirmar os seus direitos de ser respeitada e de agir de maneira equitativa na sociedade.
No documento, saudou as mulheres, em especial a angolana, que desde cedo se empenhou em todas essas frentes, desde a fase heróica da Luta de Libertação Nacional, passando pelo período da resistência às agressões armadas e de reconstrução sócio-económica do país.
"Hoje vemos a mulher angolana a desempenhar com zelo as mais diferentes tarefas, a assumir com competência e sentido de responsabilidade os mais variados cargos, a dar provas de talento em múltiplas áreas da nossa vida em sociedade", sublinha João Lourenço.
Todos esses ganhos e avanços de forma nenhuma reduziram a sua capacidade de gerir um lar e a vida doméstica, de dar formação aos seus filhos, de estender a mão aos necessitados, frisa.
Refere que espera sinceramente que em todo o mundo as mulheres possam ultrapassar as barreiras que sobre elas ainda pesam e que seja imparável o movimento da sua emancipação e dignificação.
Ao desejar "Feliz Dia Internacional da Mulher", o Presidente da República rende uma singela homenagem a todas as mulheres que no mundo ajudam a construir o presente e mantêm viva a esperança de dias melhores para toda a humanidade. VIC/ADR