Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado pelo seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para participar na Cimeira do “Grupo dos 77” mais China, a ter lugar em Havana, Cuba, nos dias 15 e 16 de Setembro do corrente ano.
O convite foi transmitido verbalmente pela embaixadora de Cuba em Angola, Esther Cardenas, que hoje, sexta-feira, foi recebida em audiência, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
O Grupo dos 77 é uma coligação de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos colectivos de seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas (ONU).
O grupo foi fundado em 15 de Junho de 1964 pela "Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países", emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
A primeira reunião importante foi em Argel, em 1967, quando a Carta de Argel foi adoptada e a base para as estruturas institucionais permanentes foi iniciada.
Em declarações à imprensa, no final da audiência, Esther Cardenas afirmou que a presença do Chefe de Estado nesta cimeira será “altamente útil” e ajudará nas deliberações do encontro.
“Essa reunião se realizará num momento muito pontual, onde a união de todos os povos em vias de desenvolvimento poderá ajudar a falar numa só voz”, expressou.
A República de Cuba assume actualmente a Presidência do “Grupo dos 77”.
Angola e Cuba mantêm fortes relações político-diplomáticas. Cooperam nos domínios da educação, comércio, agricultura, segurança, telecomunicações, saúde e indústria. AFL/SC/ADR