Harare (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, participou, como convidado, na cimeira da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, aberta no início da tarde desta sexta-feira, em Harare.
A reunião da Troika do Órgão marca o fim das actividades que antecedem a 44ª cimeira ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), agendada para este sábado, 17 de Agosto.
O chefe de Estado angolano chegou ao local do evento, nas instalações do novo edifício do Parlamento zimbabweano, poucas horas depois de desembarcar, no aeroporto internacional Robert Mugabe, em Harare, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O encontro desta tarde arrancou com a entoação dos hinos da Zâmbia, da SADC e da União Africana (UA), sob a presidência virtual do chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
Como convidado, participou também o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, país que, à semelhança de Angola e do Zimbabwe, faz parte da Troika da Cimeira, também conhecida como Troika da SADC.
Este órgão, actualmente presidido pela Zâmbia, integra também a Tanzânia e a Namíbia, formando, juntamente com aquela, a chamada Dupla Troika da SADC.
Entre alguns dos principais assuntos, a 44ª Cimeira da SADC apreciará o relatório do presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança e analisará os progressos na implementação das prioridades do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP) 2020-2030.
Receberá informações actualizadas sobre a segurança alimentar e o impacto da seca e das cheias, na região da SADC, induzidas pelo fenómeno El Niño; e os progressos feitos na implementação do Tema da 43ª Cimeira da SADC, que é "Capital Humano e Financeiro": Os principais impulsionadores da industrialização sustentável na região da SADC".
A cimeira da SADC é responsável pela orientação política geral e pelo controlo das actividades da Comunidade, o que a torna, em última análise, a instituição responsável pela definição das políticas da Organização.
A reunião realiza-se, todos os anos, e conta com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros.IZ/ART