Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR convida chineses a investir no Corredor do Lobito

     Política              
  • Luanda • Sábado, 16 Março de 2024 | 09h44
Delegação angolana na China
Delegação angolana na China
DR

Beijing (da enviada especial) - O Presidente da República, João Lourenço, convidou este sábado, em Beijing, empresários chineses a investir no Corredor do Lobito na produção de bens alimentares, incluindo cereais e grãos, açúcar, pecuária e pescas.

O Chefe de Estado que fazia a abertura do "Fórum de Negócios Angola-China", apontou ainda a indústria de produção de baterias para o fabrico de automóveis de propulsão eléctrica, painéis fotovoltaicos para energia solar, turismo e outros sectores da economia, como áreas a contar.

Convidou igualmente os empresários chineses a investirem em fábricas de produção de medicamentos e de vacinas certificadas, cujo principal cliente será o Estado angolano, para alimentar o Sistema Nacional de Saúde cuja rede de hospitais públicos vem crescendo de forma significativa todos os anos.

Por outro lado, João Lourenço disse que Angola pretende atrair investidores chineses que tragam  não só capital financeiro e tecnologia avançada, mas também "know-how”, para permitir aumentar a eficiência na produção interna de bens e de serviços.

"Contamos com os investidores chineses que nos ajudem a diversificar a nossa economia aumentando a oferta interna de bens e de serviços com o selo “Feito em Angola”, que contribua para o aumento significativo dos bens de exportação e contribua para o aumento substancial da oferta de postos de trabalho, que reduza a taxa de desemprego existente", sublinhou.

Lembrou que o país está a construir, no Lobito, província de Benguela,  a maior refinaria de petróleo que terá associada uma importante indústria petroquímica, ressaltando que os empresários chineses estão convidados a investir neste grande projecto como accionistas desde esta fase de construção.

Privatização 

O estadista destacou que  Angola tem disponível um conjunto de empresas e activos públicos que estão num processo de privatização total ou parcial, ligados ao  sector petrolífero, da banca e seguros, das telecomunicações, grandes fazendas agrícolas e importantes indústrias.

Neste sentido, convidou os investidores e empresários chineses a participarem dos concursos internacionais que habilitam à aquisição destes bens, bem como para a realização de projectos no quadro de parcerias público-privadas.

Referiu que foi aprovada e regulamentada a Lei sobre as Parcerias Público-Privadas e estão a ser preparados diversos concursos públicos internacionais para a construção de importantes infra-estruturas, relacionadas com a produção de energia hidroeléctrica ou fotovoltaica e respectivas redes de transportação de energia, estradas nacionais e respectivas pontes, com destaque para as estradas ou auto-estradas que ligam Angola aos países vizinhos.

Apelou às empresas chinesas a abraçarem as enormes oportunidades de negócios que o país oferece e, assim, poderem desfrutar do ambiente de estabilidade e segurança prevalecente em Angola.

"Queremos que cooperem connosco no processo de transformar Angola num país próspero e moderno, capaz de proporcionar ao seu povo as melhores condições de vida", realçou. 

Desde quinta-feira, em Beijing, para uma visita de Estado de 72 horas, na República Popular da China,  o Presidente angolano participou em três reuniões de alto nível, designadamente com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, o primeiro-ministro, Li Qiang, e o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (Parlamento), Zhao Leji.

Os dois Estados têm uma larga história de cooperação, que assenta em diferentes domínios, como dos petróleos, saúde, infra-estruturas, formação de quadros, entre outros.

Angola e China são parceiros estratégicos, com relações político-diplomáticas e de cooperação que conhecem um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial. FMA/VIC





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+