Huambo - O Presidente da República, João Lourenço, constatou, este sábado, as obras de construção do Campus Universitário do Dondi, no município de Cachiungo, província do Huambo, cuja conclusão está prevista para Setembro deste ano.
O Chefe de Estado, acompanhado da primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, efectuou uma visita guiada às instalações, financiadas pelo Estado, seguido de uma passagem a Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), onde assistiu um culto de acção de graças.
A Igreja da missão está localizada no espaço adjacente ao campus universitário que tem uma capacidade para acolher mais de dois mil estudantes.
O campus universitário, erguido na Missão do Dondi da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), no município do Cachiungo, está orçado em cerca de cinco mil milhões de kwanzas.
O investimento é considerado como um dos grandes ganhos da agremiação cristã, que tem 143 anos de existência, uma vez que, além de formar milhares de jovens, assegura empregos para centenas de pessoas.
A construção, iniciada em Julho de 2022 decorre num espaço superior a cinco quilómetros, onde vão funcionar todos os serviços básicos que uma Instituição de Ensino Superior precisa.
Prevê-se a instalação de um campo agrícola, que vai ajudar na prática do cultivo e para sustentar parte do internato.
Projectada para quatro naves, numa área de nove hectares, a infra-estrutura comporta, entre outros compartimentos, 40 salas de aula, internato para mil 500 estudantes, área administrativa e refeitório.
A instituição acolherá estudantes nos cursos de enfermagem, teologia, artes e manufactura. É voltada ao empreendedorismo e inovação nas áreas de agricultura e pecuária.
A institucionalização do Ensino Superior na Missão do Dondi é um sonho antigo dos missionários, tendo em conta que a expansão da igreja abriu a necessidade de um centro de formação de homens. Em 1914 a Missão tinha criado o Instituto Curie do Dondi, onde passaram muitos jovens. DC/VIC