Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, esta sexta-feira, do nível de execução das obras que decorrem no Bairro Popular, Distrito Urbano do Neves Bendinha, no âmbito do programa de reabilitação e requalificação das vias da cidade de Luanda.
As obras, iniciadas em Setembro de 2023, e a cargo da empresa de construção portuguesa Mota-Engil, incluem a reabilitação e construção de infra-estruturas integradas, com particular incidência para a drenagem das águas residuais e pluviais, a iluminação pública, os passeios, os lancis e a pavimentação de 26 ruas da circunscrição.
Na ocasião, o Chefe de Estado, ladeado por alguns membros do Executivo, ouviu explicações dos responsáveis do Governo Provincial de Luanda ligados ao projecto da cidade capital e zonas peri-urbanas.
A primeira fase do projecto decorre em cinco dos nove municípios, concretamente, Kilamba Kiaxi, Viana, Belas, Cazenga e Luanda.
No local, o Titular do Poder Executivo constatou igualmente o desenvolvimento da empreitada em curso, com uma execução física na ordem dos 80 por cento, prevendo-se a sua entrega aos munícipes nos próximos meses.
O programa de melhoria das vias de Luanda surge na sequência da autorização do Despacho Presidencial de 16 de Março do corrente ano, com uma despesa no valor global de 268 milhões 407.133,44 dólares (1 USD equivale a Kz 889).
O mesmo visa conservar, reabilitar e construir infra-estruturas rodoviárias, iluminação, drenagem e mobiliário urbano no casco da cidade e zonas peri-urbanas.
De realçar que foram já concluídas obras de reabilitação nas ruas Lino Amezaga, Fundão, Amarante, Amílcar Cabral e do Laboratório de Engenharia de Angola, obras de grande impacto na melhoria da mobilidade e circulação.AFL/VIC