Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

João Lourenço constata construção do projecto de combate à seca

     Política              
  • Cunene • Sábado, 10 Julho de 2021 | 11h36
Presidente da República, João Lourenço, Constata Construção do Projecto de Combate á Seca no Cunene
Presidente da República, João Lourenço, Constata Construção do Projecto de Combate á Seca no Cunene
Jose Cachiva

Ondjiva – O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se hoje (sábado) do andamento das obras de construção do sistema de captação de água no Rio Cunene, um dos quatro projectos estruturantes gizados pelo Executivo para combater a seca.

Avaliado em 44 mil milhões 358 milhões 360 mil e 651, o projecto, em construção há um ano, tem uma execução de 33,78 por cento, com previsão de conclusão em Fevereiro de 2022.

Ao explicar o curso da obra ao Chefe de Estado, o director-geral do Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH), Manuel Quintino, disse que o empreendimento está divido em dois lotes, compreendendo o primeiro a construção da captação no Rio Cunene do sistema de bombagem, da conduta pressurizada, do canal aberto a partir de Cafu até Cuamato e de 10 chimpacas.

Envolve a execução da captação no leito do Rio Cunene, incluindo a estrutura da tomada de água, comportas, grelhas e outros meios associados, estação de bombagem, equipadas com duas bombas activas e uma de reserva. Integra ainda uma conduta pressurizada, com extensão de 10 quilómetro, entre outros equipamentos.

O segundo lote tem a ver com a construção de dois condutores, que partem da estrutura de derivação de caudais do canal condutor geral, ou seja, do Canal Condutor Oeste, que parte do Cuamato até Ndombondola, com extensão de 55 quilómetros, e do Canal Condutor Este, que sai do Cuamato até Namacunde, com cerca de 53 quilómetros.

Integra os canais revestidos de betão e o conjunto de obras e órgãos hidráulicos complementares, como sifões, estrutura e órgãos de regulação, tomadas de água/bebedouros, estrada de serviço, travessias e passagens pedonais superiores, assim como equipamentos de segurança para pessoas e animais.

No Cafu, onde está a ser construída a captação, após a limpeza da zona, foi feita a marcação e escavação da Estação de Bombagem, da câmara de aspiração e tomada de água, além da abertura do canal de aproximação, de fundação da estação de bombagem e armação de forma para aplicação de betão de limpeza.

Foi, igualmente, feito o descarregamento de aço no local da obra. Quanto ao traçado do Canal Condutor Geral, já foi feita a abertura de fundação para implantação das estruturas da central de betão, entre outras acções. 

Os trabalhos no lote 2 traduzem-se na conclusão da desmatação e limpeza dos condutores Oeste (Cuamato/Ndombodola), enquanto no corredor Este (Cuamato/Namacunde) foi feita a desmatação de 27 quilómetros dos 53 previstos.

 As acções de delimitação e implantação das chimpacas encontram-se realizados em 70 por cento. No geral, no lote 2 há uma execução física e financeira de 28 por cento. 

Numa fase inicial, a estação de bombagem irá captar do Rio Cunene dois dois mil litros de água por segundo.

Quando forem construídos outros empreendimentos a montante da secção do Cafu, concretamente, os empreendimentos da Jamba ya Mina e Jamba ya Homa, que não têm nada a ver com os projectos estruturantes, mas são pontos positivos para os mesmos,far-seá a segunda regularização do caudal do Rio Cunene, para ser mais estável e passar-se a captar, numa fase intermédia, quatro metros cúbicos de água por segundo e seis metros cúbicos por segundo, numa fase posterior.

A estação de Cafu já está a ser projectada com uma visão do futuro, ou seja, ainda que não sejam construídos já os empreendimentos de Jamba ya Mina e Jamba ya Homa, os canais adutores estão a ser dimensionados para poderem conduzir os seis mil litros por segundo.

Mais soluções contra a seca

Para combater a seca, que este ano afecta 514 mil e 800 pessoas, o Presidente João Lourenço, que desde sexta-feira visita a província do Cunene, anunciou nesse dia o início, em Outubro próximo, da construção das barragens de Calucuve e de Ndúe.

No mesmo período, segundo o Chefe de Estado, que falava em reunião com os membros do governo do Cunene, terá início o projecto de recuperação de diques e açudes existentes no município do Curoca, a 334 quilómetros da cidade de Ondjiva (capital da província).

Para o combate efectivo da seca, informou também o início, no próximo ano, do projecto de transferência de águas para regiões localizadas na margem direita do Rio Cunene, nomeadamente as sedes municipais de Cahama, Oncocua e Chitado, bem como a reabilitação da repreza Cova do Leão.

João Lourenço disse que deslocou-se ao Cunene para dizer que os constrangimentos financeiros que existiam para o inicio destas obras estão ultrapassados e que, a partir de 2023 em diante, quando os projectos forem concluídos, o sofrimento da população e dos animais vai acabar.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+