Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou, esta quarta-feira, com o presidente da Assembleia Popular de Cuba, Juan Esteban Lazo Hernández, a cooperação entre os dois países.
Em declarações à imprensa, o sub-director para assuntos bilaterais do ministério cubano das Relações Exteriores, Angel Villa Fernandez, realçou o amplo potencial de cooperação entre os dois países em vários domínios.
Disse que, a par das áreas tradicionais, Angola e Cuba avaliam a possibilidade de desenvolvimento da indústria de bio-tecnologia farmacêutica, com vantagens recíprocas.
Neste sentido, acrescentou que as partes estão a avaliar a possibilidade de transferência de tecnologia para Angola ou o envio de técnicos para implementar a indústria de bio-tecnologia farmacêutica.
Angel Villa Fernandez declarou que os dois países estão igualmente a preparar a reunião da Comissão Mista de Cooperação.
De igual modo, o diplomata informou que estão previstas, de Janeiro a Dezembro do próximo ano, actividades no seu país relativas às comemorações do quinquagésimo aniversário da independência de Angola, coincidindo com o mesmo tempo de relações entre os dois países.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação nos domínios da Segurança, Educação, Saúde, Transportes, Obras Públicas, Construção, Petróleos, Desportos, Cultura, Turismo e Agricultura.
O líder parlamentar cubano está em Angola para uma visita de trabalho de três dias. JFS/SC