Cuito – O Presidente da República, João Lourenço, anunciou a reabilitação do Estádio dos Eucaliptos e do Pavilhão do Sporting do Bié, infra-estruturas pertencentes a este clube, localizadas na cidade do Cuito.
A informação foi avançada na noite de quinta-feira, pelo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, no final da visita de trabalho de dois dias do Chefe de Estado a esta região centro/sul do país.
Segundo o governador, o Presidente constatou o estado dessas infra-estruturas, que se encontram em situação de degradação, e prometeu a reabilitação das mesmas, para conferir melhores condições da prática desportiva.
Ao fazer o balanço da visita do PR, Pereira Alfredo considerou o anúncio uma “prenda” para os amantes do desporto, em especial ao Sporting do Bié, que conta 109 anos de existência.
“O estádio dos Eucaliptos é o único relvado na província que alberga todas as partidas de futebol, quer provincial quer nacional, daí a urgência da sua reabilitação.
Já o pavilhão tem albergado várias competições, quer igualmente de nível provincial quer nacionais, em várias modalidades de sala.
Sem avançar datas para o início das obras, sublinhou que o governo local vai trabalhar no dossiê a partir deste mês.
Ao reagir o anúncio, o presidente do Sporting do Bié, Paulo Jorge Capama, disse que a infra-estrutura carece de uma requalificação total.
Prevê-se, de acordo com Paulo Jorge Capama, construir a cobertura das duas bancadas assim como aumentá-las em termos de largura.
Desportistas valorizam anúncio da reabilitação do estádio dos Eucaliptos e do pavilhão do Sporting
Félix Kapapelo, antigo praticante de futebol, disse que a acção demonstra o interesse do Chefe de Estado em desenvolver cada vez mais o desporto no Bié.
Segundo Fékix Capapelo, para se massificar o desporto tem primeiro de haver infra-estruturas condignas, que possam dar conforto aos praticantes.
Outro praticante da modalidade, Vado Cumba, que actualmente joga na equipa local das velhas guardas, referiu que as referidas infra-estruturas já há muito que precisam de obras para continuarem a servir o desporto condignamente.
O secretário-geral do Sporting do Bié, Adolfo Ukussapi, entende que, com as infra-estruturas desportivas melhoradas, o clube voltará a dar resposta clara ao projecto de massificação.
O Sporting do Bié
Fundado a 3 de Maio de 1915, o Sporting Clube Petróleos do Bié tem perto de 600 atletas em formação, nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ginástica e voleibol.
O clube já teve a equipa de futebol no Campeonato Nacional da Primeira Divisão (Girabola), em 1989, 2000 e 2005.
A agremiação tem um contrato ainda válido com a petrolífera Total Energie, mas há mais de seis anos que esta empresa não cabimenta quaisquer valores, embora existam promessas da sua reactivação.
Actualmente conta com 635 sócios. LB/PLB