Luanda - A troca de pontos de vista sobre os desafios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) dominou a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu aos secretários-gerais dos ex-movimentos de libertação nacional.
No encontro de cortesia, esta segunda-feira, o Chefe de Estado angolano recebeu os secretários-gerais do PAICV, Julião Correia Varela, de Cabo Verde, e do PAIGC, António Patrocínio Silva, da Guiné Bissau.
Também foram recebidos pelo Presidente João Lourenço, o secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel, de Moçambique, bem como a secretária para as Relações Internacionais do MLSTP-PSD, Edite Ten Jua, de São Tomé e Príncipe.
No final do encontro, Roque Silva Samuel, da FRELIMO, disse à imprensa que o encontro serviu igualmente para felicitar e encorajar o Presidente João Lourenço pelos avanços no processo de reformas políticas e económicas em curso em Angola.
“Informamos também sobre aspectos relacionados com as realidades dos nossos países, com base nos esforços para o desenvolvimento comum dos povos”, informou o político.
Os secretários-gerais dos ex-movimentos de libertação dos PALOP estão em Luanda para participar numa reunião da instituição, sob o lema “Unidos pela história e na luta por um futuro melhor”.
PALOP é a designação dada a um grupo de cooperação regional que reúne os países africanos que têm como língua oficial o português, tratando-se de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. AFL/AL/ADR