Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, falou, na tarde desta terça-feira, ao telefone com o homólogo do Burundi, Evariste Ndayiashimiye, no quadro da coordenação do processo de Luanda e Nairobi.
Trata-se do processo relativo à situação de segurança prevalecente no Leste da República Democrática do Congo (RDC), segundo a página da Presidência da República na rede social Facebook.
A mesma fonte refere que a conversa entre os dois Chefes de Estado incidiu sobre a necessidade da implementação do Comunicado de Luanda, que apela ao cessar-fogo no Leste da RDC.
A tensão entre a RDC e o Rwanda cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23.
Os processos de Luanda e Nairobi têm reconhecimento regional e do Conselho de Segurança da ONU como sendo de essência político-diplomática e político-militar, para resolver o conflito na fronteira entre a RDC e o Rwanda.
Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e tem multiplicado iniciativas para pacificar a região.
Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito.