Luanda - O Presidente angolano, João Lourenço, abordou, na noite desta quarta-feira, por telefone, com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, a situação de segurança no Leste deste país.
Segundo publicação na página oficial da Presidência da República no Facebook, a conversa telefónica surge na sequência dos esforços diplomáticos empreendidos pelo Presidente Angolano para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Ainda ao princípio da tarde desta quarta-feira, João Lourenço manteve contacto idêntico com o homólogo do Rwanda, Paul Kagame.
Com o Presidente rwandês, o estadista angolano avaliou a situação no terreno, principalmente os compromissos assumidos por cada uma das partes no âmbito da Cimeira de Luanda.
Na conversa, João Lourenço e Paul Kagame apreciaram, também, perspectivas para a operacionalização dos mecanismos acordados para que volte a haver paz e segurança na região Leste da RDC.
No quadro do mesmo processo, o Presidente João Lourenço falou, na terça-feira, também ao telefone, com o homólogo do Burundi, Evariste Ndayiashimiye.
A tensão entre a RDC e o Rwanda cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23.
Angola preside à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e tem multiplicado iniciativas para pacificar a região.
Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito.