Luanda - A paz, segurança e desenvolvimento no Sudão e na República Democrática do Congo (RDC) foram analisados esta segunda-feira, em Luanda, na audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu à presidente do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos ( FP- CIRGL), Jemma Nunu Kumba.
Nas repúblicas do Sudão e Democrática do Congo (RDC), países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), vive-se, actualmente, conflitos armados motivados por divergências políticas que têm ceifado vidas humanas e criado um número indeterminado de refugiados para países vizinhos.
A propósito, em declarações à imprensa, no final da audiência, Jemma Nunu Kumba informou que abordou com o Estadista angolano questões ligadas à paz, segurança e desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos.
O Chefe de Estado angolano, na qualidade de presidente em exercício da CIRGL, tem sido informado regularmente sobre o evoluir da situação na região.
“Tomamos decisões e resoluções que versaram sobre a situação na RDC e no Sudão. Uma delas tem a ver com matéria de cooperação entre o FP-CIRGL e a Cimeira de Chefes de Estado do órgão, a ter lugar proximamente, em Luanda", explicou.
Jemma Kumba, parlamentar da República do Sudão do Sul, disse que o Presidente João Lourenço recebeu o seu relatório com “grande preocupação”, com relação à situação do conflito na República do Sudão, que tem consequências graves.
Neste contexto, informou que o Estadista angolano exprimiu a sua vontade política em apoiar o Sudão do Sul, no sentido de continuar os esforços de mediar o conflito no país vizinho (Sudão).
Afirmou que o Presidente angolano prometeu exortar todos os parlamentos e Chefes de Estados, a nível da região, no sentido de juntarem esforços para continuarem a apelar às partes, darem a oportunidade à paz e colocarem fim à instabilidade política que eclodiu no Sudão.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, testemunhou a audiência que contou com a presença dos líderes parlamentares do Quénia, Zâmbia e Sudão do Sul.
O FP-CIRGL é uma organização interparlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-Membros, designadamente Angola, Burundi, República Centro-Africana (RCA), Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, República do Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, no seguimento da assinatura do Acordo Interparlamentar.
O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado-Geral.
Angola foi oficialmente convidada a membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013. Aderiu à organização em Novembro de 2014. AFL/SC/ADR