Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, concedeu, esta segunda-feira, uma audiência ao vice-prefeito da cidade de Hampton, Estados Unidos da América, James Gray.
O norte-americano integra uma delegação de 24 elementos da família Tucker, conhecida por sua influência e legado na cidade de Hamptons, descendentes de angolanos da província de Malange.
O vice-prefeito James Gray fez-se acompanhar da sua esposa Dana Gray, bem como da Dra. Wanda Tucker e seu irmão Vincent Tucker.
Durante o encontro, foram discutidas diversas iniciativas que visam fortalecer os laços culturais e económicos entre os Estados Unidos e Angola.
Um dos pontos principais da discussão foi a proposta de criação de uma parceria de Cidades-Geminadas entre Hampton, Virgínia e Malanje.
Esta parceria tem como objectivo promover intercâmbios culturais que aproximem ainda mais os povos angolano e americano, permitindo um melhor entendimento e colaboração entre as duas nações.
Além disso, a delegação explorou oportunidades para aumentar o investimento americano em Angola. Foram discutidas estratégias para incentivar empresas americanas a investir em diversos sectores da economia angolana, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e a criação de empregos no país.
Porém, a Embaixada dos Estados Unidos afirma estar comprometida em apoiar estas iniciativas e acredita que a colaboração entre Hampton Roads e Malanje trará benefícios significativos para ambas as comunidades.
A família Tucker visita Angola com frequência desde 2022. Tem mantido contactos com as autoridades angolanas no âmbito do fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre Hamptons e Angola, promovendo a colaboração e o intercâmbio entre as duas regiões.
Estabelecer parcerias estratégicas em áreas como educação, cultura, saúde e desenvolvimento urbano e o intercâmbio de experiências entre Hamptons e Angola, fazem parte dos interesses da família Tucker. AFL/ART