Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou o reforço da cooperação parlamentar com Moçambique, durante uma audiência que concedeu à líder da Assembleia da República deste país, Esperança Bias.
"Demos a conhecer (...) a necessidade do reforço da cooperação entre os dois parlamentos", informou Esperança Bias, em declarações à imprensa, no final do encontro no Palácio Presidencial, em Luanda.
Disse ser intenção dos parlamentares de Moçambique trocar experiências com os deputados angolanos no domínio da fiscalização dos recursos minerais.
Durante o encontro, a presidente do Parlamento moçambicano reiterou o convite do Presidente Filipe Nyusi, ao homólogo angolano, João Lourenço, para visitar este ano a país, em data a indicar.
Esperança Bias está em Luanda desde quinta-feira, para uma visita oficial de seis dias a Angola, com o foco no reforço da cooperação parlamentar.
As relações bilaterais entre Angola e Moçambique estão alicerçadas em laços históricos de amizade, fraternidade e de solidariedade.
Os dois Estados assinaram a 5 de Setembro de 1978, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico–Técnica e Cultural, tendo sido constituída, na mesma data, a Comissão de Cooperação Bilateral.
No quadro da cooperação bilateral, os dois países têm vários acordos e protocolos assinados, com destaque para o Acordo sobre isenção de vistos em passaportes diplomático, de serviço e ordinário.
Angola e Moçambique também cooperam no domínio aeronáutico, que permite a operacionalização de três voos semanais da TAAG – Linhas Aéreas de Angola entre as duas capitais (Luanda e Maputo).
Os domínios de cooperação se estendem à Assistência Judiciária Mútua em Matéria Penal, à Juventude, Cominicação Social e Relações Exteriores.