Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, abordou, terça-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, assuntos de interesse comum com o seu homólogo do Quénia, William Rutu.
O reforço das relações entre os dois Estados foi o tema principal da reunião, realizada à margem do Debate Geral da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, que decorre até 26 de Setembro, com a participação de mais de 196 oradores.
À saída do encontro, não houve declarações à imprensa.
Angola e o Quénia assinaram em 2014 um acordo geral que contém instrumentos jurídicos ligados à consulta política e ao estabelecimento de uma comissão mista, particularmente na área dos transportes.
Da parte angolana, já foram identificadas novas áreas de cooperação, como educação, turismo, agricultura e saúde.
Com uma população estimada em 51 milhões de habitantes, o Quénia representa a maior economia da África Oriental e a quinta maior da África Subshariana.
O sector das telecomunicações representa 62 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), seguido da agricultura, com 22 por cento.
Ainda esta terça-feira, o Presidente João Lourenço reuniu-se com o homólogo da Nigéria, Bola Tinubu, e com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, entre outras entidades políticas e do mundo empresarial.
Antes, o Chefe de Estado angolano participou na sessão de abertura do Debate Geral da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, evento que fez deslocar até à cidade de Nova Iorque centenas de Chefes de Estado e de Governo ou seus representantes.
Na segunda-feira, o Presidente da República manteve um encontro com os seus homólogos da Estónia, Alar Karis, e das Comores e da União Africana, Azali Assoumani.
De igual modo, recebeu o antigo Primeiro-Ministro do Reino Unido e líder do Instituto para Mudança Global, Tony Blair, assim como os directores executivos da Corporação Financeira para Internacionalização dos EUA, Scott Nathan, e do Rio Tinto, Jacob Stausholm.
João Lourenço está em Nova Iorque desde sábado último à frente da delegação governamental angolana que participa nos trabalhos da Semana de Alto Nível das Nações Unidas.
Nesse quadro, participou, segunda-feira, Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável onde fez um pronunciamento focado na estratégia da SADC para a materialização das metas da Agenda 2030.
No seu discurso, falou dos progressos, constrangimentos e desafios daquele órgão regional na concretização desse e de outros propósitos globais, tendo defendido um esforço coordenado para se eliminar os constrangimentos que desencorajam os investidores. ELJ