Luanda - As relações de cooperação entre Angola e África do Sul estiveram em análise na audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, esta sexta-feira, em Luanda, ao ministro das Relações Internacionais e Cooperação daquele país, Ronald Lamola.
Durante o encontro, no Palácio Presidencial, o chefe da diplomacia sul-africana informou ao Estadista angolano sobre os preparativos da visita oficial que João Lourenço efectua em Dezembro à África do Sul.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, Ronald Lamola informou que a visita terá como foco a abordagem de assuntos de interesse mútuo, no quadro das relações de cooperação existentes entre ambos países.
Deu a conhecer que será uma oportunidade para os dois governos assinarem instrumentos jurídicos, com realce para os sectores da energia, do comércio, da cultura e economia.
Ronald Lamola encontra-se em Luanda desde quinta-feira, para consultas políticas com o seu homólogo, Téte António, centradas no incremento da cooperação económica, sobretudo, em investimentos e infraestrutura.
As relações de cooperação entre Angola e África do Sul têm uma base histórica e uma importância estratégica para ambos países, especialmente dentro do contexto africano.
A relação começou a partir da independência de Angola em 1975 e teve um avanço significativo com o fim do apartheid na África do Sul em 1994.
A parceria está igualmente reflectida nos desafios e oportunidades regionais, bem como no desejo comum de um desenvolvimento africano mais autossuficiente e integrado.
Os laços dessa cooperação têm sido fundamentais para o fortalecimento de ambos os países e da África Austral. AFL/ART