Lisboa (Da correspondente) - O embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, forneceu, terça-feira, em Lisboa, informações sobre o processo eleitoral angolano ao presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva.
Em Portugal estão cadastrados seis mil angolanos residentes em Lisboa e no Porto, para votar nas eleições gerais marcadas para 24 deste mês.
Durante uma audiência, o diplomata angolano reafirmou a excelência das relações entre os dois países e agradeceu o apoio de Portugal na consolidação das relações bilaterais.
Por seu turno, o presidente da Assembleia da República Portuguesa mostrou-se convencido de que o processo eleitoral vai decorrer num clima de tranquilidade.
Augusto Santos Silva enalteceu a maturidade e o civismo que o povo angolano tem demonstrado, e disse que dois deputados portugueses integram a missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições angolanas.
O político luso destacou as "excelentes" relações entre os parlamentos de ambos os países e garantiu a disponibilidade de Portugal em reforçá-las ainda mais, seja de modo bilateral ou multilateral.
Concorrem às eleições gerais do dia 24 deste mês os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a coligação partidária CASA-CE.
Em todo país, são esperados 14 milhões 399 mil eleitores. Dos eleitores cadastrados, 22.560 vivem no exterior, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Grã-Bretanha, Namíbia, Países Baixos, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo e Zâmbia.