Lisboa (Da Correspondente) - O livro “Tráfico de Armas Ligeiras, implicações para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos”, da autoria do General José Luís Caetano Higino de Sousa, foi apresentado, na sexta-feira, na União das Cidades e Capitais de Língua portuguesa (UCLA), em Lisboa.
A obra, com mais de 700 páginas, surge do resultado de um estudo sobre as razões que levam a continuação do tráfico de armas ligeiras em África e aponta caminhos para que a situação possa ser revertida.
O livro contou com o prefácio do director de África, Médio Oriente e Organizações Regionais, do Ministério das Relações Exteriores, Miguel Bembe, e do Professor português Luís Brás Bernardino.
O mesmo contará com a tradução em inglês e francês.
José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande” é professor doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e general das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Ocupa, desde 2018, o cargo de director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE) e o presidente do Comité Regional de Coordenação (CRC) da Comissão dos Grandes Lagos, desde 2021.
Entre 2019 e 2021, desempenhou também o cargo de presidente do Comité de Inteligência dos Serviços de Segurança de África (CISSA) para a região da África Austral.
Ao longo do seu percurso militar, começou por desempenhar diversas funções, das quais se destaca as de comandante da Companhia Independente de Reconhecimento e Informações da 5ª região Militar, em 1980, até ao cargo de chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em 2014.
É, actualmente, professor associado convidado da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias – ACITE.
Na cerimónia, estiveram presentes o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, e outros diplomatas angolanos acreditados nesse país luso, familiares, amigos, entre outros convidados.