Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Políticos enaltecem figura de Uanhenga Xitu no seu Centenário

     Política              
  • Luanda • Sexta, 30 Agosto de 2024 | 21h19
Homenagem ao escritor Uanhenga Xitu
Homenagem ao escritor Uanhenga Xitu
Pedro Parente-ANGOP

Talatona  - Políticos e nacionalistas angolanos consideraram, hoje, em Luanda, o escritor Uanhenga Xitu, falecido em 2014, uma "figura incontornável e de destaque em distintas esferas e que contribuiu bastante com o seu saber para o progresso do país".

O então nacionalista e deputado foi homenageado, nesta sexta-feira, em virtude do seu centenário (1924-2024), num evento, realizado na Academia Diplomática Venâncio de Moura, com diplomatas, académicos, estudantes e figuras da cultura.

Em declarações à imprensa, no final da actividade, o presidente da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida, qualificou Uanhenga Xitu como uma pessoa engajada na luta pela independência de Angola e com preciosos legados político e literário que até hoje influenciam gerações.

Lembrou que o nacionalista viveu em cativeiro durante dez anos, foi um militante defensor dos oprimidos e serviu Angola em várias áreas de governação e diplomacia, porquanto, é uma pessoa que os angolanos devem respeitar e celebrar.

Recordou ainda grandes momentos na companhia de Uanhenga Xitu, como almoços em sua casa e encontros com outros escritores, mencionando momentos na Cabala, à margem do Rio Kwanza, onde o escritor possuía uma casa e planeava desenvolver um empreendimento turístico.

Sobre a iniciativa de homenagear Mendes de Carvalho "Uanhenga Xitu", Roberto de Carvalho sublinhou que a figura tinha muita acção positiva, pelo que realçou a importância de reavivar o panorama literário do país, que, em sua opinião, enfrenta desafios de afrouxamento e declínio.

Enfatizou a necessidade de se encorajar os escritores actuais e mencionou "Mestre Tamoda" como a obra mais emblemática de Uanhenga Xitu, que retrata um homem de origem humilde, nascido no mato, que busca ascender socialmente e estuda dicionários para utilizar palavras difíceis.

Referindo-se à influência das obras do escritor na educação da juventude, disse que elas podem ilustrar a vida simples de um personagem que se esforça para melhorar.

Por sua vez, o embaixador José Marcos Barrica, director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, considerou Uanhenga Xitu como um “patrimônio e monumento que transcende a dimensão literária, política, cultural, diplomática e humanística”.

Salientou que teve a oportunidade de conviver com o nacionalista, descrevendo-o como uma pessoa extraordinária, cujo exemplo é valioso nos dias de hoje, pois celebrá-lo é um reconhecimento necessário e um tributo a um cidadão intrépido e convicto.

O palestrante Joaquim João Martinho, que abordou o tema "Nacionalismo Linguístico em Uanhenga Xitu", descreveu o centenário do escritor como uma ocasião para reconhecer a sua importância na construção da identidade africana.

Disse que as obras de Xitu são uma ferramenta para contar a história do povo, e que o evento representou uma oportunidade para testemunhar os ensinamentos de um ancião que encontrou na ficção cultural o meio para transmitir as suas ideias, convicções e educar as novas gerações.

Frisou ainda que o escritor utilizava uma linguagem que tinha uma agenda política reivindicativa, buscando desconstruir a norma do português europeu e, desse ponto de vista, imprimir uma nova linguagem híbrida, originada da fusão entre o português e o kimbundu.

Na sua óptica, com a figura de "Mestre Tamoda" (livro), Uanhenga Xitu procurou mostrar que era possível fazer activismo cultural.

Já Hélder Simbai, que analisou a personalidade do nacionalista a partir da obra "O Ministro", considerou Mestre Tamoda uma das figuras mais emblemáticas da literatura, por conseguir criar um imaginário ao ponto de desafiar outros autores a tentarem imitá-lo, muitas vezes sem sucesso.

Helder Simbai cimentou a característica única de Xitu, cujas histórias não deixam ninguém indiferente.

No contexto político da sua época, o também escritor e político revelou situações que aconteceram sem medo. “ Defendo a continuidade do legado de Uanhenga Xitu através da inclusão das suas obras no plano nacional de leitura e nos manuais escolares”, disse.

Caracterizou, de igual modo, o escritor como uma das figuras mais emblemáticas e notáveis na Assembleia Nacional (AN), destacando-se por colocar-se no lugar do povo.

Em saudação ao centenário do escritor, a Academia Diplomática Venâncio de Moura e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa do Ministério da Educação realizaram o evento denominado "O Escritor e a Sua Época", com o intuito de preservar as contribuições daqueles que ajudaram a moldar o país.

Nesta primeira edição, Uanhenga Xitu, autor das obras "O Ministro", "Mestre Tamoda" e "Discurso do Mestre", entre outras, foi o primeiro homenageado. Na segunda edição, marcada para 27 de Setembro, será homenageado o escritor António Jacinto.

Uanhenga Xitu é o pseudónimo literário de Agostinho Mendes de Carvalho. Foi membro do Bureau Político e Comité Central do MPLA (partido no poder) e co-fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA), tendo falecido em Luanda a 13 de Fevereiro de 2014, vítima de doença.

GIZ/MDS 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+