Ndalatando - Políticos e membros da sociedade civil enalteceram, esta sexta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, os feitos de Agostinho Neto enquanto figura de destaque na conquista da independência e unidade dos angolanos.
Entrevistados pela ANGOP, à propósito da jornada do Dia do Herói Nacional, celebrado a 17 de Setembro, os interlocutores destacaram as qualidades humanas e políticas do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.
O historiador Marcos Jerónimo sugeriu a intensificação das acções para a divulgação dos feitos do Presidente Neto, acrescentando que se faz pouco tendo em conta a sua dimensão.
Para o ex- administrador municipal adjunto do Cazengo, deve-se continuar a trabalhar para perpectuar o legado do Herói Nacional, sobretudo para as gerações mais jovens e elevar a aldeia de Kaxicane, terra natal dofFundador da Nação, a local de romaria histórico-cultural.
O pastor Lucas Bernardo considerou Agostinho Neto como um herói eternamente presente na vida dos angolanos.
Para o religioso, a célebre frase de Agostinho Neto "O mais importante é resolver os problemas do povo” é uma expressão máxima do sentimento humano e deve inspirar os lideres angolanos rumo ao desenvolvimento do país.
O político da FNLA Fernandes Caculo considerou que Neto foi um Presidente que se doou ao país e os angolanos têm a obrigatoriedade de cada vez mais o homenagear.
Apelou ao estudo e aplicação das ideias progressistas de Neto em relação aos problemas do mundo e de África, como forma de luta contra o regionalismo, racismo e todas as formas de discriminação.
No entanto, o ex-secretário da FNLA no Cuanza Norte defendeu que o Dia do Herói Nacional deve ser dedicado a todos que contribuíram para a libertação de Angola.
O 17 de Setembro é o Dia do Herói Nacional, data do nascimento de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola independente. e Dia do Herói Nacional.
O médico e o poeta é homenageado pelo seu contributo na descolonização de Angola. DS/IMA/VIC