Ondjiva - Mil e 429 violações do perímetro fronteiriço entre a província do Cunene (Angola) e a República da Namíbia foram registadas, nos últimos três meses, pelos efectivos da Unidade da Polícia de Guarda Fronteira, menos 148 em relação ao período anterior.
Das violações registadas, 722 foram saídas e 707 entradas frustradas, que culminaram na interpelação de 16 mil e 193 violadores, destes 20 estrangeiros.
A informação foi prestada esta terça-feira à ANGOP pelo especialista do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, inspector Samuel Casaco, referindo que, das violações, 18 foram com viatura, 21 com motorizadas e 1.390 apeadas e cinco com gado.
Esclareceu que os violadores nacionais, após registo operativo, foram postos em liberdade, enquanto que os estrangeiros, sendo 16 da Namibia, dois da República Democrática do Congo, um do Zimbabwe e outro do Egipto foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiro (SME).
Samuel Casaco fez saber que mil e 418 violações resultaram da fuga ao fisco, 46 por contrabando de produtos petrolíferos, três de contrabando de arma de fogo e duas outras de cigarros e wisky.
Durante a acção operativa, foram apreendidos 26 mil e 866 litros de combustível, 18 viaturas e 21 motorizadas, duas pistolas, uma arma de caça, 15 rádios receptores, 689 artigos plásticos diversos entre outras mercadorias.
Ainda no período em causa, a primeira Brigada de Desminagem afecta a Polícia de Guarda de Fronteira, procedeu a remoção de 13 invólucros de canhão DE-30, 12 minas de morteiro 82 mm, 14 projéteis de canhão diversos, dez granadas de mão e 15 metais.
Os meios foram encontrados soterrados e em estado de abandono na via pública das localidades de Ohambongo e Oshinoto, município de Namacunde.
Noutra vertente, foram registadas, no mesmo período, 93 infracções fiscais, nos posto fronteiriços de Santa Clara, Calueque, Ruacana , Omanhenene e no posto fiscal de Xangongo, menos 13 em relação ao período homólogo.
Das infracções registadas pela Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira 45 foram por contrabando, 44 infracções fiscais, três contrabando de importação e uma de exportação.
O também porta-voz da Polícia no Cunene referiu que as infracções detectadas resultaram na apreensão de diversas mercadorias com destaque para 36 viaturas, motorizadas, electrodomésticos, bens alimentares, bebidas, cosméticos entre outros provenientes da vizinha República da Namíbia.
Os meios apreendidos foram entregues à delegação Aduaneira de Santa Clara para o devido tratamento.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, sendo 340 terrestres e 120 fluviais.FI/LHE/SC