Mbanza Kongo – Quarenta cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que viajavam de forma ilegal para a capital do país (Luanda), foram detidos quinta e sexta-feira, pela Polícia Nacional na província do Zaire.
A bordo de duas viaturas ligeiras, os referidos imigrantes foram detidos nos postos de controlo dos municípios do Tomboco e Nzeto, nas estradas nacionais 210 e 100, que ligam as províncias do Zaire e de Luanda.
Em declarações este sábado à imprensa, o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, disse que os mesmos estavam a ser escoltados por dois cidadãos nacionais que se meteram em fuga ao se aperceberem da presença dos efectivos da polícia.
De acordo com a fonte, do grupo constam 20 homens e 24 mulheres acompanhadas por quatro crianças, que nos próximos dias serão encaminhados à direcção local do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para os trâmites legais.
Luís Bernardo apelou à população residente em zonas fronteiriças com a RDC e ao longo da estrada nacional Zaire/Luanda para continuar a colaborar com as autoridades competentes, denunciando os imigrantes ilegais.
Informou que os detidos entraram no território nacional pelas fronteiras do Soyo e Luvo, esta última no município de Manza Kongo. JL