Dundo - O comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Gerson Miguel , reiterou quarta-feira, que o órgão será implacável na prevenção e combate aos focos de garimpo de diamantes e contrabando de combustível, por estimular a imigração ilegal.
Discursando no acto provincial em alusão ao 48 aniversário da Polícia Nacional, Gerson Miguel, disse que o órgão vai adoptar novas tácticas , envolvendo as comunidades, no desmantelamento de grupos que se dedicam ao garimpo de diamantes e contrabando de combustível.
Pediu a colaboração das autoridades tradicionais , na denúncia de cidadãos que auxiliam a imigração ilegal, acomodando em suas residências, imigrantes, sobretudo da República Democrática do Congo (RDC), passando-se de familiares.
Fez saber que em 2023, a Polícia apreendeu três mil e 210 pedras de diamantes de diversos quilates , sete mil e 650 dólares norte-americanos e mais 214 mil kwanzas, em posse de supostos traficantes ilegais.
No mesmo período, prosseguiu, foram apreendidos 75 mil e 575 litros de gasóleo e 13 mil e 645 de gasolina, por contrabando, cujo destino era a RDC.
Acrescentou que foram também apreendidas mil e 588 plantas de estupefacientes (Liamba), bem como detidos e expatriados 30 mil e 155 imigrantes da RDC, por violação da fronteira .
Em relação a segurança pública , o oficial considerou calma, destacando o registo de 1.837 crimes diversos , dos quais 1.657 esclarecidos, com a detenção de de 2.430 cidadãos , numa média de 5 delitos/dias.
Realçou o registo de 729 acidentes de viação que resultaram em 137 mortos e 865 feridos.
Por outro lado, reafirmou o compromisso da corporação com a pátria, na garantia da estabilidade da legalidade democrática, manutenção da ordem e tranquilidade pública , respeito pelos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos , prevenção criminal, assente no sistema integrado de participação comunitária.
Disse que A Polícia Nacional vai continuar a acompanhar a dinâmica social , como agente de proximidade e comprometido com a resolução das causas da criminalidade, através do patrulhamento auto, apeado e ações de baixa visibilidade, reforçando a proteção da fronteira para o combate à imigração ilegal, contrabando de combustível e fuga ao fisco. HD