Luena – O índice de criminalidade na província do Moxico registou uma redução de 10 por cento durante a primeira fase da quadra festa, em comparação com igual período anterior, soube hoje a ANGOP.
Na véspera e no dia da celebração do Natal, a Polícia Nacional registou 19 crimes de natureza comum, menos dois comparativamente com igual período de 2022, conforme o segundo comandante provincial da corporação, Celestino Capenda.
Ao apresentar o balanço do asseguramento do Natal pelas forças da Ordem e Segurança Pública, disse que 14 das referidas ocorrências foram esclarecidas, culminando com a detenção de 13 cidadãos, menos 12 em comparação com o ano anterior.
Quanto a tipicidades, a maioria dos crimes foi contra pessoas, num total de 10, enquanto oito são contra o património e um de narcotráfico.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, foram registados nove acidentes de viação, causando seis ferimentos graves.
Quanto ao movimento migratório, foram registados, pelas forças da Ordem e Segurança Pública, a entrada 19 cidadãos estrangeiros, dos quais nove provenientes da República Democrática do Congo ( RDC) e 10 zambianos, nas fronteiras do Luau , Karipande, Luhuza e Malundo.
A quadra festiva, no Moxico, está a ser assegurada por três mil e 600 efectivos das forças de defesa e segurança. ISAU/TC/YD