Benguela - A Polícia Nacional (PN) em Benguela registou, nos últimos 11 meses, sete mil e 85 crimes diversos, menos 26 comparativamente a igual período de 2022, soube hoje a ANGOP.
A informação foi avançada pelo comissário Aristófanes dos Santos, comandante da PN na província de Benguela, durante o lançamento das forças para o asseguramento da quadra festiva.
O oficial comissário referiu que, neste período, foram esclarecidos 3.076 crimes, resultando na detenção de 2.734 cidadãos alegadamente implicados na prática dos referidos crimes.
Segundo o responsável, a tipificidade dos crimes apontam para 1.371 (-42) contra pessoas, 4.189 (+63) contra propriedade e 210 (+16) de natureza económica, respectivamente.
Aristófanes dos Santos assegurou que, apesar dos números referenciados, a PN em Benguela tem incrementado diversas acções que visam desencorajar a prática de crimes, como patrulhamentos apeados, motorizados e autos, direccionados às zonas propensas à ocorrência de crimes.
O oficial comissário disse que, no ano prestes a terminar, a PN manteve uma postura responsável perante as várias dificuldades que o efectivo ainda enfrenta, quer em termos de condições e meios de trabalho, como na uniformização da componente posto-função, que visa conferir maior dignidade financeira ao efectivo e suas famílias.
O comandante da PN aproveitou para alertar os efectivos a pautarem a sua actuação pelo respeito dos direitos fundamentais da pessoa humana, previstos na Constituição e demais leis, sob pena de mancharem o bom nome da corporação.
Acidentes de viação provocam mais de 200 mortes
Duzentas e trinta pessoas morreram e 1.284 outras ficaram feridas, em consequência de 1.013 acidentes de viação registados durante o período em análise, informou.
Segundo Aristófanes dos Santos, neste período houve uma redução de 201 acidentes, 30 mortos, bem como o aumento de 28 feridos graves e ligeiros, respectivamente.
Quanto ao Serviço de Investigação Criminal, no período em análise foram abertos 8.269 processos, dos quais 1.825 com presos e 6.444 sem presos, tendo sido instruídos e concluídos 3.958 processos remetidos aos órgãos de justiça.
Adiantou, por outro lado, que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou neste mesmo ano de 2023, 302 ocorrências diversas, com destaque para 86 incêndios que causaram danos materiais avaliados em 145 milhões, 809 mil e 500 kwanzas.
Para o reforço da capacidade operacional, o comissário Aristófanes dos Santos procedeu neste fim-de-semana à entrega de quatro motorizadas devidamente equipadas para penetrar em zonas acidentadas, ao comando municipal da PN em Benguela, para auxiliar a unidade de investigação dos Ilícitos Penais.
Quadra festiva
Mais de oito mil efectivos da delegação do MININT estão mobilizados para o asseguramento da quadra festiva em todo território benguelense.
Aristófanes dos Santos garantiu continuar a reforçar a manutenção da ordem e da segurança pública, através da melhoria e da ampliação da rede policial em todos os municípios, comunas e bairros, com realce para periferia.
Disse ainda que o efectivo vai continuar a procurar aperfeiçoar e alargar as técnicas de proximidade, estreitando-se assim a relação de confiança entre a PN e os cidadãos, alicerçando o sentimento de segurança pública. CRB