Dundo - A Polícia de Guarda Fronteira na província da Lunda-Norte frustrou a saída de oito mil e 525 litros de combustível, que tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), no âmbito de uma micro-operação em curso na circunscrição.
Dos 8.525 litros, seis mil são de gasóleo e dois e 525 gasolina, entregues à Administração Geral Tributária (AGT) como fiel depositário.
A micro-operação em curso desde o inicio deste ano na Lunda-Norte, visa o combate ao contrabando de combustivel, imigração ilegal, tráfico de drogas, de seres humanos e exploração ilegal de diamantes
A ANGOP teve acesso hoje, segunda-feira, à uma nota do Comando Provincial da Polícia Nacional, que destaca também, que na mesma operação foram detidos 542 cidadãos da RDC, por tentativa de entrada ilegal no territorio nacional, cujo objectivo era fixar-se nas zonas de exploração de diamantes.
A nota prossegue que após os procedimentos administrativos, imigrantes ilegais, acompanhados de 87 crianças, foram repatriados ao país de origem.
A província da Lunda-Norte partilha uma extensão de 770 quilómetros quadrados de fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), sendo 650 terrestres e 120 fluviais.
A operação permitiu igualmente, a apreensão de quatro armas de fogo, 15 mil e 450 dólares norte-americanos, 579 mil kwanzas e a desactivação de um campo de estupefaciente “liamba”. HD