Lubango - O comando provincial da Polícia Nacional Huíla apresentou, esta sexta-feira, o pelotão de Guarda de Honras formado exclusivamente por mulheres.
Constituído por 40 efectivos do sexo feminino, o pelotão de Guarda de Honras do Comando Provincial da Huíla é o primeiro do género na corporação policial no país e resultou de um processo de selecção e formação de 60 dias, durante os quais aprenderam os fundamentos da missão, disse, no acto, o seu comandante, comissário Divaldo Martins.
Trata-se de uma iniciativa que visa reforçar ainda mais a igualdade do género no seio da corporação, sinalizou o oficial superior da Polícia Nacional.
A apresentação desse dispositivo decorreu no centro de aperfeiçoamento do referido comando provincial, durante a cerimónia de encerramento do curso de instrução em honras, continências policiais, armamento e tiro, destinado ao seu efectivo feminino.
Participaram da referida formação 140 mulheres da corporação, provenientes de todos os órgãos que constituem aquele comando, disse o comandante provincial.
A guarda de honra, conforme o oficial superior, é uma força armada especialmente treinada e vocacionada a prestar homenagens em cerimónias e entidades militares e civis, que delas tenham direito nos termos da lei e regulamentos. MS