Dundo - A Polícia Nacional (PN) desmantelou no município do Cambulo, província da Lunda-Norte dois grupos de garimpeiros de diamantes compostos por 30 cidadãos em situação migratória ilegal, no âmbito da Operação Transparência.
Conforme o chefe das operações da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Samuel Duque, que falava hojé terça-feria, à Angop, foram apreendidas 50 dragas em posse dos garimpeiros que actuavam nas margens do rio Luembe, na concessão da cooperativa semi-industrial Caungula.
Denunciou que os garimpeiros na sua maioria cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), desenvolviam ilegalmente essa actividade, supostamente com a cumplicidade dos proprietários da cooperativa diamantífera Caungula.
Informou que os detidos foram encaminhados ao Ministério Público para os passos subsequentes e os meios serão entregues a Comissão de arrolamento da Operação Transparência.
Lançada em Setembro de 2018, a Operação Transparência visa ao combate compulsivo da exploração e tráfico ilegal de diamantes, bem como da migração ilícita.