Ramiros - Quarenta e dois efectivos da Policia Nacional (PN) receberam hoje, quarta-feira, em Luanda, o diploma com o grau de mestre em Segurança Pública, numa cerimónia que teve lugar no Instituto Superior de Ciências Policias “Osvaldo Serra Van-Dúnem”.
Os primeiros efectivos com o grau de mestres em Segurança Pública passam por vários processos e metodologia de ensino leccionados no centro de investigação científica deste instituto superior.
Durante a formação, os efectivos realizaram aulas práticas no serviços de Investigação Criminal (SIC), de Emigração e Estrangeiros (SME), na Polícia Fiscal, Guarda Aduaneira e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
No mesmo acto, receberam o diploma em Ciências Politicas e Criminais 103 novos efectivos da Polícia Nacional.
No final da cerimónia, o comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos, referiu que estes novos formados devem colaborar com o instituto para que outros quadros possam frequentar os cursos de licenciatura e mestrado.
Arnaldo Carlos lembrou que os criminosos usam tácticas modernas de assalto e apelou aos novos formados a utilizar os métodos científicos que aprenderam para acautelar estas situações.
Por outro lado, o comandante disse esperar que os efectivos possam partilhar os conhecimentos obtidos com as polícias de outros países que frequentam cursos de formação no instituto.
O comissário-geral referiu que a PN continua a trabalhar para melhor as condições económicas e sociais dos seus efeitos e a apostar, sobretudo, na formação do homem.
O curso de Ciências Politicas e Criminais, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policias Osvaldo Serra Van-Dúnem, teve início em 2019 e contou com dezasseis docentes. Já no de mestrado participaram comissários, oficiais superiores, oficiais subalternos e civis. AKA/SC