Dundo – Setenta pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidos pela Polícia Nacional na Lunda Norte, durante uma micro-operação realizada no último fim-de-semana.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que a operação visou as áreas de garimpo nos municípios de Xá-muteba e Lucapa.
Durante a operação, coordenada com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), foram apreendidas 16 redes de lavagem de cascalho, 14 pás, 13 catanas, seis motobombas, uma draga, entre outros materiais utilizados pelos garimpeiros para a exploração ilegal do mineral estratégico.
De acordo com o responsável, os diamantes e os meios apreendidos foram entregues à Comissão de Arrolamento da “Operação transparência”.
Sem revelar o número de cidadãos detidos na operação, informou que os mesmos já foram encaminhados ao Ministério Publico para a formalização do crime (posse, trafico e exploração ilegal).
Disse que a operação vai continuar “porque o objectivo é eliminar os focos de garimpo na província”. JVL/HD