Luanda - A Procuradoria Geral da República (PGR) poderá ter instalações próprias até Julho próximo, anunciou, esta sexta-feira, o titular da instituição, Hélder Pitta Groz.
O procurador-geral da República prestou a informação numa homenagem, em vida, a magistrados jubilados e técnicos de justiça reformados, por ocasião do 43º aniversário da instituição que se assinala no dia 27 deste mês.
Disse que as novas instalações estão localizadas na zona da Ingombota e permitirá concentrar os seus diferentes serviços num único edifício.
Segundo Hélder Pitta Groz, neste momento, a PGR tem 680 magistrados e mais 150 podem engrossar este número ainda este ano.
Por outro lado, o mais alto representante do Ministério Público prometeu prestar, na próxima semana, informação sobre o processo de recuperação de activos em curso.
Sem precisar números, informou que prossegue o processo para a redução do excesso de prisão preventiva nas cadeias nacionais.
Em mensagens lidas, na ocasião, em nome dos 44 magistrados jubilados e dos 16 técnicos de justiça, foi enaltecido o facto de terem sido homenageados ainda em vida e apelaram para uma maior atenção às suas condições sociais.
Foram atribuídos diplomas e um livro que retrata os 40 anos da fundação da PGR.
Ainda hoje, foi lançada a obra "Evolução histórica do sistema judicial angolano", com 139 páginas, da autoria do sub-procurador regional Pedro Fonseca.
A homenagem se enquadra no programa da semana da legalidade, em alusão ao 43º aniversário da PGR que decorre sob o lema "O respeito e a defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais no contexto eleitoral".