Saurimo - A Procuradoria-Geral da República (PGR) pretende imprimir maior celeridade na tramitação dos processos sob sua responsabilidade, apostando na construção de instalações próprias.
Actualmente a PGR funciona, em muitos casos, com representações junto dos tribunais, do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).
A decisão é uma das conclusões da primeira reunião anual de balanço das actividades desenvolvidas pela Procuradoria-Geral da República nas províncias do leste de Angola (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico).
O encontro, que encerrou essa quinta-feira, recomendou o aumento do orçamento destinado à instituição, a fim de permitir a "execução cabal" das actividades anuais programadas.
Os participantes consideraram exígua a quota financeira recebida no ano de 2020, face às despesas de manutenção, com o pessoal, bem como à aquisição de material e bens diversos.
Na reunião, presidida pelo procurdor-geral da República, Hélder Pitta Gróz, foi igualmente recomendada maior atenção da PGR às províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e do Moxico.
Os participantes concluíram a necessidade de se estender os serviços do Ministério Público a todos os municípios do país.
A primeira reunião anual de balanço das actividades da PGR, que decorreu na cidade de Saurimo, Lunda Sul, teve duração de dois dias.