Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tribunal Militar julga dois efectivos por corrupção

     Política              
  • Huíla • Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 15h14
Militares julgados por corrupção na Huíla
Militares julgados por corrupção na Huíla
José Filipe - ANGOP

Lubango – O Tribunal da Região Militar Sul iniciou hoje, terça-feira, no Lubango, província da Huíla, o julgamento de uma capitã e um 1º sargento das Forças Armadas Angolanas suspeitos de crime de recebimento indevido de valores, com promessas de inserção de estranhos nas fileiras castrenses.

Trata-se de uma enfermeira de 50 anos de idade, chefe do bloco operatório do Hospital Militar e um homem de 36, responsável pelo expediente de selecção e classificação de recrutas da Região Militar Sul (RMS), acusados pela procuradoria castrense de extorquir 200 mil kwanzas a um cidadão nacional, com a promessa de incorporá-lo na Marinha de Guerra, na cidade do Lobito.

Ao fazer a leitura da acusação, o juiz da causa, major Stuart Adão, sublinhou que em Novembro de 2024 a PGR recebeu uma denúncia de um civil, segundo a qual esses militares facilitaram a inserção de um civil nas Forças Armadas Angolanas (FAA) e que já estava a frequentar o curso de marinheiro no Lobito.

Segundo o magistrado judicial, a enfermeira com a patente de capitã forjou um laudo médico psicotécnico, para aprovar a candidatura do corruptor com vista ao ingresso nas FAA, ao passo que o 1º sargento é acusado de ter conduzido a selecção para que o mesmo pudesse frequentar a formação inicial em Benguela.

“Do valor solicitado receberam 50 por cento (100 mil kwanzas), sendo que o remanescente seria entregue após terminar o curso e ver garantida a sua colocação na corporação”, salientou o magistrado judicial.

O juiz disse que os mesmos agiram de forma deliberada e livre, mesmo sabendo que a acção praticada é punível na lei dos crimes militares.

Informou que feita a descrição da matéria do crime, com este tipo de comportamento, os arguidos incorrem na prática de um delito de abuso do exercício de cargo, previsto e punido nos termos dos crimes militares.

A leitura da sentença está prevista para a próxima sexta-feira.

Este é o segundo caso de julgamento de militares, em um mês, pelos mesmos motivos, sendo que em Janeiro outros dois foram condenados a dois anos de prisão por corrupção. JT/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Delegação interministerial avalia Moxico Leste

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 22h20

Delegação interministerial avalia Moxico Leste

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 22h03

Setenta membros do grupo radical islâmico Al-Shebab mortos

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 21h50

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+