Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PGR defende cooperação permanente no combate à corrupção 

     Política              
  • Luanda • Quinta, 07 Dezembro de 2023 | 13h30
Procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz
Procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, defendeu esta quinta, em Luanda, a importância de uma permanente cooperação entre os distintos órgãos da administração da Justiça e a sociedade nas acções de prevenção e combate à corrupção.

O magistrado do Ministério Público falava durante uma sessão para assinalar o Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de Dezembro), tendo referindo ser esta um mal transversal a todas as sociedades, sendo por isso uma preocupação generalizada em todo o mundo.

Referiu-se ao facto de que este fenómeno enfraquece as instituições, corrói a confiança nas mesmas e, por conseguinte, prejudica o desenvolvimento económico, agravando as desigualdades sociais e a pobreza.

Neste contexto, salientou a necessidade de haver uma reflexão sobre o impacto negativo da corrupção na sociedade e das acções que devem ser desenvolvidas para a sua erradicação.

Hélder Pitta Grós acrescentou que a prevenção e combate à corrupção em Angola é uma realidade e pode ser aferida pelas inúmeras acções que têm sido desenvolvidas neste sentido, tais como por meio dos vários casos de processos-crime instaurados, a quantidade de activos financeiros e não financeiros recuperados, assim como através das multiplas denuncias feitas às instituições (SIC, IGAE, entre outras).

Referiu que, no sentido de prevenir e combater este fenómeno de modo estruturado, a PGR inaugurou, em 2018, em parceria com outras instituições públicas nacionais, com a sociedade civil, o Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Corrupção.

Durante a sua intervenção, disse ainda que esta planificação permitiu, com base na classificação do índice de percepção de corrupção, elaborado pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional, que Angola subisse, nos últimos cinco anos, 49 lugares, ocupando actualmente a 116ª posição, de um total de 180 países escrutinados.

Estes, argumenta Hélder Pitta Grós, são dados reveladores de um conjunto de medidas legislativas, judiciais e administrativas desenvolvidas pelas autoridades nacionais.

Por sua vez, a vice-Procuradora Geral da República, Inocência Maria Pinto, fez uma apresentação do Plano Estratégico de Prevenção e combate à Corrupção, que vigorou de 2018 a 2022.

Em relação à mesma, salientou o facto de ter permitido a instauração de 2.521 processos-crime, dos quais foram remetidos ao juízo 464, de que resultaram 20 condenações e 84 arquivamentos.

Acrescenta ainda que, no quadro destes processo, foram apreendidos 25. 046.341.787, 32 ( vince e cinco mil milhões, quarenta e seis milhões, trezentos e quarenta e um mil, setecentos e oitenta e sete kwanzas e trinta e dois cêntimos) e 14.088.102,00 (Catorze milhões, oitocentos e oitenta e oito mil, cento e dois dólares), bem como 800.000.000, 00 (oitocentos milhões de euros).

Já no que toca à recuperação de activo, neste mesmo período, acrescentou a magistrada, o Estado angolano, por via do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR, recuperou, em dinheiro, bens imóveis e móveis um valor global de 5.329,007.842,83 (cinco mil milhões, trezentos e vinte e nove milhões, sete mil , oitocentos e quarenta e dois dólares e oitenta e dois cêntimo).

Referiu-se ainda a apreensão de bens diversos, em Angola e no estrangeiro, avaliados em 12.930.788.169,01 (doze mil milhões, novecentos e trinta milhões, setecentos e oitenta e oito mil, cento e sessenta e nove dólares e um cêntimo).

A data foi instituída a 9 de Dezembro de 2003, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectio de fortalecer a prevenção e combate à corrupção à escala mundial. SC/VC

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+