Menongue – Os resultados do combate à corrupção em curso no país desde 2017 serão apresentados publicamente dentro de dias, informou hoje, em Menongue, Cuando Cubango, o procurador-geral da República, Hélder Pitra Gróz.
Hélder Pitra Gróz falava à imprensa, durante a abertura da 3ª Reunião Alargada da Região Judiciária Sul da PGR, correspondente às províncias do Cuando Cubango, Huíla, Namibe e Cunene, que decorre sob o lema “A tramitação processual na instrução preparatória.
O titular da PGR garantiu existir vários casos, muitos ainda em instrução preparatória, esperando apenas a sua conclusão em termos de processos.
Admitiu que a pandemia da covid-19 atrasou o bom andamento do processo, mas ainda assim a PGR continua a trabalhar em resposta daquilo que a lei exige.
Por outro lado, o Procuradoria-Geral da República referiu que o processo que envolve a empresária e antiga gestora da Sonangol, Isabel dos Santos, está na fase final, para o seu arremesso ao tribunal.
Quanto à sua localização, o procurador reiterou não ser da competência da PGR angolana, mas sim das polícias que compõem a Interpol.
Já o caso que envolve o antigo vice-presidente Manuel Vicente, o procurador disse que apenas recentemente a PGR iniciou a trabalhar nele, porquanto durante os cinco anos havia um impedimento legal para o efeito, o que levará mais tempo para a sua conclusão.
Reconheceu ainda que se tem dado, nos últimos cinco anos, uma grande atenção a questões ambientais, à caça furtiva, abate da fauna e da flora, através do alargamento de actuação feito em relação às referidas áreas, bem como uma acção mais forte em relação aos direitos humanos.
A reunião termina ainda hoje.