Luanda – A cooperação no domínio da justiça entre as autoridades angolanas e holandesas estiveram no centro de uma audiência, esta quinta-feira, concedida pelo Procurador-geral da República de Angola, Hélder Fernando Pitta Gróz, ao diplomata deste país, Tsjeard Roelf Hoekstra.
No encontro, que teve lugar no Palácio da Justiça, foram abordados assuntos da actualidade e de interesse para os dois países, no domínio da Justiça, tendo o Procurador-geral da República aproveitado para realçar a excelente relação de cooperação existente entre os dois países.
Durante a audiência, Hélder Pitta Gróz apresentou o quadro geral do combate à criminalidade e, em especial a económica e financeira, uma realidade que ainda preocupa, apesar de estar melhor acautelada em termos de prevenção e combate.
De igual modo, asseverou que os fluxos financeiros ilícitos têm sido veementemente combatidos, com medidas acertivas de recuperação de activos ilicitamente retirados do Erário, para que se garanta a reintegração ao Estado, bem como a afectação de tais recursos às necessidades sociais.
Por este facto, referiu Hélder Pitta Gróz que o reforço da cooperação internacional e a contínua capacitação de quadros são as grandes prioridades institucional.
Por sua vez, o embaixador do Reino dos Países Baixos, Tsjeard Roelf Hoekstra, reiterou o seu comprometimento no apoio integral aos desafios da justiça angolana, sobretudo no combate aos fluxos financeiros ilícitos conectados com o país que representa.
“Não quero apenas promover a inserção comercial dos empresários holandeses em Angola, mas sim permitir, também, acções de cooperação no domínio penal e não só, para que haja um desenvolvimento sustentável”, disse o diplomata.
Quanto aos pedidos de cooperação feitos às autoridades judiciais holandesas, Tsjeard Hoekstra disse ter a plena certeza de que serão atendidos sempre no espírito da confiança mútua e reciprocidade.
À saída do encontro com o PGR, o diplomata Tsjeard Hoekstra, que no dia 27 de Abril de 2022, participou da Conferência Internacional sobre a Recuperação de Activos, realizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), reconheceu o grande esforço empreendido para o combate à criminalidade económica e financeira e, por conseguinte, reafirma a sua total disponibilidade em continuar a apoiar a PGR neste combate.