Dundo - Setecentos e três (703) imigrantes da República Democrática do Congo que tentavam entrar ilegalmente em Angola e se instalar em diversas zonas de exploração diamantífera foram impedidos, quinta-feira, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), na Lunda Norte.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Domingos Muanafumo, que prestou esta informação hoje, sexta-feira, no Dundo, disse que alguns desses indivíduos pretendiam atingir a capital do país, Luanda, e outros estabelecerem-se nos municípios do Cuango, Caungula, Lóvua, Chitato e Cambulo, produtores de diamante.
Acrescentou que a descoberta resultou de intensas operações ao longo da fronteira, que culminaram com o repatriamento imediato dos referidos imigrantes para o país de origem.
A fonte sublinhou que os estrangeiros continuam a apostar na imigração clandestina, no período nocturno , com a utilização de caminhos “fiotes”, e apelou às autoridades tradicionais e à população para continuarem a colaborar com os órgãos de defesa e segurança na luta contra este fenómeno.
Recentemente, os órgãos de defesa e segurança impediram a entrada ilegal de 589 imigrantes da RDC no território angolano.JVL/HD