Ondjiva – Três mil e 619 tentativas de violação da fronteira de Angola com a Namíbia foram frustradas, este ano, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), na província do Cunene, disse à ANGOP, esta quinta-feira, fonte policial.
O comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene, comissário António Ribeiro, que forneceu a informação, disse que comparativamente ao ano anterior houve uma diminuição de mil e 937 casos.
Revelou que as tentativas de violação ocorreram com maior destaque nos marcos fronteiriços 5, 7, 19 e 22, onde se registaram também casos de tentativa de fuga ao fisco, contrabando de combustível e de bebidas alcoólicas, tráfico de droga e de armas de caça.
Acrescentou que durante o ano foram expulsos do país 215 cidadãos estrangeiros por permanência ilegal e 34 outros regressaram aos seus respectivos países depois de cumprirem penas.
Em relação aos actos migratórios, realçou a emissão de 358 passaportes ordinários, quatro mil e 60 salvo-condutos e 20 mil e 603 passes de travessia para cidadãos fronteiriços residentes.
O comissário disse que, actualmente, no Cunene estão controlados 603 cidadãos estrangeiros, sendo 445 com vistos de trabalho, 72 residentes, 56 com vistos de permanência temporária, 23 a cumprir penas e sete detidos.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a Namíbia, sendo 340 terrestres e 120 fluviais.FI/LHE/MCN