Luanda - O Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral(SADC) aprecia, esta segunda-feira até sábado, em Luanda, vários dossieres, com destaque para a estratégia de mobilização de recursos e o relatório sobre a situação financeira da organização regional para aprovação do Conselho de Ministros.
A reunião, que junta altos funcionários dos 16 países membros da Comunidade, antecede a reunião do Conselho de Ministros da SADC, que acontece domingo e segunda-feira, na capital angolana, explica uma nota de imprensa, enviada à ANGOP.
Entre os documentos a ser apreciados pelo Comité Permanente, para a submissão ao Conselho de Ministros, destaca-se o relatório sobre o grau de cumprimento geral das decisões do último Conselho e da Cimeira, bem como do lema da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.
A 43ª Cimeira dos líderes políticos da organização regional realizou-se em Agosto último em Luanda, sob o lema "Capital humano e Financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC".
Serão igualmente apreciados o Plano Orçamental de Execução do RISDP 2020-2030, entrada em funcionamento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC), situações de desastres na região, encerramento das actividades da Organização Regional de Turismo da África Austral (RETOSA) e a situação alimentar e nutricional.
Ao assumir a liderança da SADC, o Presidente João Lourenço pediu trabalho afincado dos Estados-membros para o cumprimento das acções constantes do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional, que estabelece uma agenda de desenvolvimento sustentável nas áreas social, económica, política, governativa e de segurança.
Os trabalhos do Conselho de Ministros da SADC vão ser orientados por Téte António, na qualidade de presidente em exercício do órgão que tem a incubência de fiscalizar o funcionamento e o desenvolvimento da SADC, bem como o garante da execução das políticas e decisões.
O Conselho integra ministros, por regra, de tutela das Relações Exteriores, dos Negócios Estrangeiros e das Relações Internacionais, do Planeamento Económico, das Finanças ou do Comércio, dos 16 Estados-membros da SADC, e reúne-se duas vezes por ano, nomeadamente em Março e em Agosto. FMA/VIC