Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Perfil do Presidente dos EUA

     Política              
  • Luanda • Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 18h31
Presidente dos EUA, Joe Biden
Presidente dos EUA, Joe Biden
Divulgação

Luanda - Joseph Robinette Biden Jr., o primeiro Presidente norte-americano a pisar o solo angolano, a partir desta segunda-feira, é popularmente conhecido por Joe Biden.

Por Catarina Silva, jornalista da ANGOP 

É um político americano que teve longa carreira no Senado dos EUA, one representou Delaware, de 1973 a 2009.

Membro do Partido Democrático, Joe Biden é o 46º Presidente dos Estados Unidos, desde 2021, depois de servir o país como o 47º Vice-Presidente (de 2009 a 2017), na era do Presidente Barack Obama,

Trajectória política

Joe Biden ingressou na política na década de 1970, sendo reeleito para a posição de senador por diversas vezes.

Começou na política depois de exercer advocacia por um breve período em uma grande empresa, chegando a disputar e a vencer uma vaga no Conselho do Condado de New Castle, que foi o seu improvável trampolim para o Senado.

Biden candidatou-se ao Senado após nenhum outro democrata expressar interesse em desafiar o republicano que ocupava o cargo. Aos 29 anos, tornou-se o segundo mais jovem a ser eleito para o Senado até então.

Ao longo da trajectória como senador, Biden ficou marcado pela presença nos debates sobre assuntos internacionais e pela grande capacidade de negociar soluções entre o seu partido e a oposição.

Demonstrou interesse em concorrer à Presidência norte-americana em 1988 e 2008, mas retirou as suas candidaturas. Foi convidado por Barack Obama para ser seu vice-presidente, tendo depois disso organizado a sua candidatura para derrotar Donald Trump, nas eleições presidenciais de 2020.

À medida que se aproximava a campanha eleitoral para a presidência, em 2020, o nome de Joe Biden surgiu como forte alternativa para se candidatar pelo Partido Democrata. O objectivo era impedir que o republicano Donald Trump conseguisse ser reeleito. A formalização da candidatura de Joe Biden aconteceu em Abril de 2019.

Após um início fraco nas primárias democratas para a eleição de 2020, Biden consolidou o seu nome entre o eleitorado negro e do centro, superando o ultraprogressista Bernie Sanders.

Na disputa contra Donald Trump, que contou com participação recorde, Biden se tornou o Presidente mais votado da história dos Estados Unidos em números absolutos, ao lado de sua vice, Kamala Harris.

As eleições presidenciais de 2020 nos EUA foram bastante acirradas e Joe Biden derrotou Donald Trump com mais de 81 milhões de votos, enquanto Donald Trump obteve mais de 74 milhões de votos. A eleição presidencial nos Estados Unidos não é determinada pelo total de votos, mas pela quantidade de delegados conquistados no Colégio Eleitoral.

Neste, Joe Biden conquistou 306 delegados, enquanto Donald Trump conseguiu 232. Assim, Joe Biden foi eleito como o 46º Presidente dos Estados Unidos, assumindo o seu cargo em 20 de Janeiro de 2021.

A eleição de Joe Biden como presidente dos EUA, além de consagrar um trajecto político e pessoal marcado pela persistência diante da adversidade, também representa a volta do Partido Democrata ao comando do país.

Família

Joe Biden nasceu a 20 de Novembro de 1942, sendo originário da cidade de Scranton, no estado da Pensilvânia. Filho mais velho do casal formado por Joseph Robinette Biden Senior e Catherine Eugenia Biden, faz parte de uma família de origem irlandesa e com óptima condição económica.

Seu pai era representante de vendas da companhia de petróleo Amoco, mas perdeu o emprego com a recessão nos EUA após o final da Segunda Guerra Mundial. A família precisou mudar-se para a casa dos pais de Jean. Pouco tempo depois, os Biden deixaram o estado da Pensilvânia e se mudaram para Delaware, onde Joe Biden Sr. conseguiu um emprego como vendedor de carros usados.

Seu pai, falecido em 2002, é sempre lembrado pelo filho (Joe Biden) como uma pessoa que nunca desistia, ensinando aos filhos que “um homem não é medido por quantas vezes é derrubado, mas sim quão rápido ele se levanta”.

Biden morou alguns anos em Scranton, mas, ainda durante a sua infância, residiu em Mayfield, no estado de Delaware. Nesse estado, realizou parte de sua formação educacional, estudou em escolas locais e graduou-se em História e Ciência Política pela Universidade de Delaware em 1965.

Também ingressou na Universidade de Syracuse para estudar Direito, onde concluiu o curso em 1968, e, no ano seguinte, foi admitido na ordem dos advogados de Delaware.

Além disso, a sua juventude coincidiu com o período da Guerra do Vietname. Biden foi dispensado do exército norte-americano porque, além de estar matriculado em uma universidade, sofria de asma.

O político adorava desporto e foi um dos principais jogadores de futebol americano da sua escola. Conseguiu levar a sua fraca equipa para uma temporada invicta no campeonato estadual, mas as suas notas não acompanhavam o brilhantismo dentro do campo. Entre os seus amigos da época, Biden é mais lembrado por sua liderança e carisma do que pela excelência académica.

Quando já estudava Ciência Política e História na Universidade de Delaware, Biden viajou com amigos para as Bahamas, onde conheceu Neilia Hunter, com quem se casaria dois anos depois em 1966. Formado, seguiu para a Universidade de Syracuse, a mesma de Neilia, para cursar Direito.

Poucas semanas antes de assumir o cargo de senador, Joe Biden perdeu a sua primeira mulher, com a qual teve três filhos, e a filha durante um acidente de viação.

Viúvo, Biden cogitou renunciar ao cargo para cuidar dos filhos, mas foi demovido da ideia pelo presidente do Senado. Assim como seu pai, ele se levantaria. Biden decidiu permanecer morando perto de seus pais, em Delaware, e apanhar o comboio de ida e volta para Washington para trabalhar no Senado e ver Hunter e Beau todos os dias.

Cinco anos após a tragédia, Biden se casou novamente com Jill Tracy, professora e doutora em Educação. Os dois se conheceram em um encontro às cegas marcado pelo irmão de Joe. Segundo Biden, Jill renovou a sua paixão pela vida e pela política. Juntos, eles têm uma filha, Ashley, nascida em 1981.

Em 2015, Biden enfrentaria outra tragédia familiar: a morte de seu filho mais velho, Beau, após uma longa batalha contra um câncer no cérebro. CS/JM/ADR





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+